O mamógrafo móvel, unidade itinerante da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, já realizou cerca de 1.080 exames em quatro municípios do estado. Esta semana a unidade esteve em Três Rios, no Centro-Sul Fluminense, e na terça-feira (8) estará em Miguel Pereira, oferecendo exames de mamografia e ultrassonografia mamária. A meta é percorrer todas as regiões do estado para dar e aos municípios no diagnóstico precoce do câncer de mama.
“A antiga gestão retomou as atividades do mamógrafo móvel e, desde março, já percorremos quatro municípios. A realização da mamografia é uma atribuição das prefeituras, mas oferecer este e é importante para atender à demanda reprimida nas cidades. O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta consideravelmente as chances de cura da doença”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.
O mamógrafo móvel voltou a funcionar na Semana da Saúde, que ocorreu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense e já ou pelos municípios de Carmo, Sapucaia e Três Rios. O atendimento de pacientes é feito prioritariamente por meio do encaminhamento das prefeituras. Para atendimento é necessário levar identidade, F, pedido médico, cartão do SUS e comprovante de residência.
A moradora do município de Sapucaia, Nádia Viana da Silva, fez a mamografia e a aprovou a iniciativa. “O atendimento foi ótimo e é muito bom contar com esse exame próximo da nossa casa”, disse Nádia.
Confira abaixo a agenda de maio do Mamógrafo Móvel:
– 2 a 4/05 – Três Rios
– 8 e 9/05 – Miguel Pereira
– 11 e 12/05 – Ilha do Governador