Oficina gratuita visa ajudar pacientes com perda do olfato

A perda de olfato é um dos sintomas mais frequentes da contaminação pela Covid-19. De acordo com uma pesquisa publicada pelo Journal of Internal Medicine, cerca de 86% dos pacientes que tiveram Covid-19 leve apresentaram a perda do olfato. O paciente pode perder totalmente ou de forma parcial a capacidade olfativa, sentir dificuldade em distinguir odores ou até mesmo ar a sentir um cheiro considerado ‘bom’, como um cheiro ‘ruim’. Em muitos casos, a perda do olfato surge associada à perda do paladar.

“Essa perda, além de ter vários graus, pode ocorrer em qualquer fase da pessoa acometida pela Covid, ou simplesmente nem aparecer. A preocupação vem para aqueles que permanecem com o sintoma por meses, mesmo após estar curado da doença”, explica a nutricionista Júnea Regina Pires Drews.

Pensando em ajudar essas pessoas, a Clínica Integrada de Saúde da Una Guajajaras, que faz parte do Ecossistema da Anima Educação, a a oferecer, gratuitamente, a partir dessa quarta-feira (15), oficinas de nutrição para Covid, de 9h às 10h, e de 10h às 11h. Durante os encontros, os alunos, com orientação de professores, vão trabalhar junto com os pacientes os estímulos sensoriais, incentivando o nervo do olfato e de suas conexões cerebrais, ajudando a minimizar também o cansaço ao se alimentar.

Segundo a professora e nutricionista Natália Soares Figueiredo, a perda ou a redução de olfato pode fazer com que uma pessoa possa eventualmente se alimentar de alimentos estragados, trazendo o risco de uma intoxicação alimentar. “O paciente pode não perceber se um alimento está queimando na a ou se há um vazamento de gás no fogão. Além disso, quem se alimenta bem tem chances de se recuperar mais rápido e de recuperar o ânimo durante e após o período da enfermidade”, diz.

Informações e inscrições: www.una.br/oficinanutricinalcovid19

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.