Edição 101 – Revista Hospitais Brasil

Principal revista e portal hospitalar do país. Há 20 anos levando informações de qualidade aos profissionais de saúde.
Além de notícias recentes sobre alguns dos principais hospitais do país, a HOSPITAIS BRASIL novembro/dezembro destaca assuntos relacionados à Engenharia Clínica (EC) com foco em certificação, garantindo segurança e redução de custos. Abordamos também como centrais de monitoramento podem ajudar a identificar previamente a piora de pacientes hospitalizados. O tratamento humanizado como forma de acalmar pacientes e aumentar a sobrevida em UTIs é outro tema da edição, assim como o Conahp 2022, evento que reuniu mais de 13 mil pessoas para debater os rumos da saúde. Por fim, separamos artigos com a opinião de especialistas sobre diversos assuntos interessantes, como saúde digital, automação de processos e no-show.
Um dos assuntos que abordamos é a gestão de facilities. Empresas do setor contam como escolher o melhor parceiro para realizar atividades que são fundamentais para garantir a sustentabilidade do hospital. Dr. Florentino Cardoso é o entrevistado da seção Gente que Faz. Ele esteve seis anos à frente da AMB e recebeu a honraria da Gusi Peace Prize Foundation, principal instituição humanitária, de caridade e respeito pela vida e dignidade humana da Ásia. Em eHealth, o destaque é o EMRAM, uma espécie de acreditação hospitalar desenvolvida pela HIMSS, que avalia a maturidade de adoção da TI clínica. Para estimular o mercado, hospitais que subiram mais um estágio revelam as estratégias adotadas e os projetos para alcançar o próximo nível. Apresentamos, ainda, dois estudos: um para conhecer a opinião da sociedade sobre as diretivas antecipadas da vontade do paciente, e outro que aponta o aumento do uso de dispositivos móveis em hospitais e como será a saúde no Brasil em 2022.
Nesta edição, veja como a Covid-19 tem acelerado o uso da telemedicina e incrementado inovação em saúde no Brasil. Na sequência, apresentamos algumas soluções que vêm fazendo a diferença no tratamento, como sistema de filtragem de ar com luz UV-C germicida, swabs de fabricação nacional desenvolvidos especialmente para uso nasal e bolha de respiração individual controlada, que pode reduzir a inflamação pulmonar. Outra matéria relacionada envolve uma pesquisa que revela que cerca de 22,8 mil novos leitos de internação foram habilitados nos últimos meses pelo SUS em todo o Brasil para atender pacientes confirmados ou com suspeita de infecção pelo Coronavírus. É a primeira vez, em pelo menos dez anos, que esse tipo de infraestrutura volta a aumentar, embora a tendência é que sejam desativados com o fim da pandemia. Já o artigo sobre recursos humanos leva o leitor a questionar o que impede que seu atendimento seja excelente. Mostramos também um lindo projeto que ajuda pais que perderam seus bebês a lidarem com o luto.