Na tarde da sexta-feira (2), mulheres doadoras de leite materno foram homenageadas pelo seu ato de solidariedade na zona Leste da capital paulista.
“É uma honra ter conseguido amamentar o meu filho na UTI e ainda ajudar outras crianças”, destacou Gabriela Moran Ávila Sanches, mãe do pequeno Pedro, que ficou 28 dias na UTI Neonatal do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, em São Paulo. A unidade conta com estrutura completa para atendimento de gestantes e bebês, com pronto socorro obstétrico 24h e retaguarda de leitos de Unidade de Terapia Intensiva.
Gabriela lembra com muita emoção a dor e o mix de sensações ao ver o filho naquela situação. “O primeiro abraço foi depois de sete dias. a um filme na cabeça ao saber que tantas outras mães estão ando por esta mesma situação, sem poder amamentar seus filhos”, lembrou a doadora.
Além de alimentar seus próprios bebês durante o período de internação, as mães atendidas no São Luiz Anália Franco também ajudam na recuperação de crianças do Hospital Estadual Leonor Mendes de Barros, referência no Sistema único e Saúde (SUS) em neonatologia.
“Nossas mamães fazem a coleta durante a internação para alimentar seus bebês e, após a alta, deixam o excedente para ser doado e ajudar outras famílias. Não há doações externas, mas ao longo da nossa atuação já coletamos mais de 12 mil litros de leite materno”, explicou Regina Guedes, gerente de Enfermagem.
O hospital privado da Rede D’Or, que conta com um Banco de Leite completo, alinhado a padrões internacionais de segurança e qualidade, mantém uma parceria ao longo de 15 anos com a unidade pública, que já resultou na doação de três mil litros de leite materno.
“Por conta das intercorrências após o parto, meu leite secou e hoje conto com o Banco de Leite. Queria agradecer às mães do Hospital São Luiz pelas doações, não só para a minha filha, mas para todos os prematuros que precisam desse leite”, enfatizou Marluce Ferreira de Jesus, que acompanha sua filha prematura na UTI neonatal do Leonor.
O evento, realizado no auditório do São Luiz Anália Franco, fez alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/05), reunindo mães doadoras e receptoras, além de profissionais de saúde da unidade privada e pública.
“Fazer um evento como este é muito gratificante. A emoção tomou conta de todo o auditório, tanto das mães que fazem as doações, quanto para as que recebem. São sentimentos imensuráveis. Estamos felizes pelo resultado e o trabalho realizado”, celebrou Mizabla Mamedia Benevento, enfermeira e Responsável Técnica pelo Banco de Leite.
Estudos científicos comprovam que bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer, internados em UTI Neonatais e alimentados com leite humano, possuem mais chances de recuperação e de terem uma vida mais saudável.
O leite materno é primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos. Considerado “padrão ouro”, trata-se de um alimento completo, que garante nutrição e hidratação, além de fatores imunológicos.
“Graças à doação do leite de outras mães a minha bebê pode se alimentar. Eu agradeço a cada uma enviou seu leite para cá”, declarou Thayssa Belchior. Ela acompanha há cerca de seis meses a filha Nicole na Unidade de Terapia Intensiva do hospital público, e também recebe leite materno doado pelas mamães do São Luiz.