ABIMO destaca inovação, exportação e tecnologia nacional na Hospitalar 2025

A ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos – prepara uma participação estratégica na Feira Hospitalar 2025, principal evento do setor na América Latina, que acontece de 20 a 23 de maio, no São Paulo Expo. Em um momento-chave para a reindustrialização do país e avanço das pautas ESG, a entidade leva ao evento uma ampla agenda de debates sobre inovação, exportações, regulação e soberania sanitária, além de fomentar negócios com compradores internacionais.

Neste ano, o Pavilhão ABIMO (Rua I 38) reúne 12 empresas expositoras — metade delas estreantes na iniciativa. “Estar na Hospitalar é mais do que expor produtos: é reafirmar o papel estratégico da indústria nacional no futuro da saúde. Temos qualidade, inovação e competitividade para liderar soluções dentro e fora do Brasil”, afirma Jamir Dagir Jr., presidente da ABIMO.

Um dos destaques da programação é o Projeto Comprador, promovido pelo Brazilian Health Devices (projeto setorial da ABIMO em parceria com a ApexBrasil) que conectará 38 fabricantes brasileiros com nove compradores internacionais vindos da América Latina, Europa e Oriente Médio. “Estamos prontos para exportar mais e mostrar ao mundo o valor do que é feito no Brasil”, destaca Paulo Henrique Fraccaro, CEO da ABIMO, ressaltando que em 2024, o Brasil exportou US$ 1,17 bilhão em dispositivos médicos — alta de 24,6% em relação ao ano anterior — com vendas para mais de 190 países. Só os Estados Unidos absorveram 23,58% desse volume.

Além da área de exposição e das rodadas de negócios, a ABIMO terá duas palestras sobre temas cruciais como o à saúde, regulação, rastreabilidade, ESG e valorização da produção nacional. “Mais do que uma vitrine, a Hospitalar é uma plataforma de articulação estratégica. Nossa atuação mostra que o Brasil tem competência para liderar soluções em saúde com qualidade, competitividade e responsabilidade socioambiental”, reforça Fraccaro.

Em um momento em que o Brasil se reposiciona no cenário industrial global com a Nova Indústria Brasil e avança nas pautas ESG e de inovação tecnológica, a ABIMO traz o “O impacto da UDI na Nova Indústria Brasil”, que ocorre no dia 22 de maio, às 11h30, na Arena de Engenharia Clínica. A iniciativa faz parte do programa Saúde Feita no Brasil, lançado pela ABIMO para valorizar o dispositivo médico nacional e destacar sua relevância estratégica para o SUS e a soberania sanitária.

O contará com a participação de Paulo José Gonçalves Ferreira Assessor da Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde na Anvisa, Ricardo Verza Amaral Melo, Executivo Healthcare GS1 Brasil, Thaís de Paula Busquim, Diretora de Operações e Inovação da empresa Biomecanica, Lúcio Costa de Brito Gerente Sênior de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Inovação com mediação de Luiz Eduardo Costa, Gerente de Inteligência Regulatória ABIMO.

No , “Saúde feita no Brasil apresenta: Inovação e segurança jurídica no fortalecimento da Nova Indústria Brasil”, que ocorre no dia 21 de maio, às 11h30, na Arena Hub, a ABIMO traz a importância de consolidar a indústria da saúde no desenvolvimento econômico sustentável do país, visto que o setor é considerado estratégico por seu potencial de geração de emprego qualificado, estímulo à pesquisa e aumento da autonomia tecnológica do país — especialmente em um cenário de crescente demanda por soluções em saúde e ampliação do o da população aos serviços e produtos médicos.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.